Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Chefes revelam quais sãos as tendências gastronômicas para 2011/12

A gastronomia, a moda, os destinos turísticos, os restaurantes e as boates vivem de modinhas. Quem já foi consumidor voraz de petit gateau, pizza de tomate seco e rúcula, Cuba libre e pratos à base de catupiry sabe disso.

2010 foi definitivamente o ano dos cupcakes, dos sanduíches no pão-folha em forma de cone, dos sorvetes de iogurte e, quem diria, dos brigadeiros, que ganharam status de doce sofisticado. Já o macaron – espécie de bolo meio suspiro – não emplacou.

E 2011, vai ser o ano do quê? Segundo uma reportagem publicada nesta quinta-feira (06) no “Journal Sentinel”, de Milwaukee, os alimentos orgânicos vêm com tudo. Os cupcakes, coitados, “dataram” e vão ceder lugar às tortas gigantes.

O hot-dog, assim como o brigadeiro, deve voltar às bocas. É o que indica a tendência de consumo em alguns restaurantes de Nova York e da Califórnia.

Os livros de receita à la Ofélia serão substituídos por aplicativos fantásticos nos celulares e a procura por alimentos sem glúten será cada vez maior.

Ainda de acordo com o jornal, não será apenas o alimento produzido sem conservantes que fará nossa cabeça, mas o fato de incorporarmos ao nosso dia-a-dia um “comportamento orgânico”.

Por utopia, achismo ou falta de noção, o jornal acredita que um desses hábitos será criar abelhas no quintal de casa – algo que já é tendência em Milwaukee há pelo menos dois anos.

O quintal equipado com horta e árvores frutíferas rodeadas por abelhinhas renderá bons frutos. Literalmente. Com isso, as pessoas começarão a pensar em alternativas para consumirem sua produção caseira. Uma delas será a preparação de compotas e de coquetéis com sabores picantes.

Apesar disso, não abandonaremos hábitos pouco saudáveis, como o consumo de “browned butter” (manteiga sem sal aquecida até atingir uma cor caramelada) e de carne (mas de animais que pastam em vez de comerem ração).

Ainda segundo o jornal, não será suficiente cozinhar ou comer. Passaremos a querer conhecer a “Ciência” por trás do alimento. Em vez de programas de culinária, nosso interesse se voltará para programas do tipo “Como É Feito”, aqueles que visitam fábricas de picles ou de queijo processado.

Que venham as delícias!!! Bjokassss




Receitinha do dia:


Concliglione de Salmão:






1 caixa de massa de concliglione 
200 gr de ricota fresca com sal
200 gr de salmão
1 caixa de creme de leite
cheiro verde a gosto
sal e pimenta do reino qb
parmesão para gratinar
Azeite
Molho de tomate de sua preferência


Modo de preparo:


Tempere o salmão e doure no azeite. Esfarele a ricota e o salmão, junte o cheiro verde e o creme de leite e faça uma pasta, tempere a gosto. Pré cozinhe a massa e a deixe bem al dente. Recheie com a pasta de salmão e disponha em uma travessa, coloque o molho de tomate e o parmesão e leve ao forno para gratinar...




Espero que vcs gostem, fica muito gostoso.... bjinhosss

2 comentários:

  1. Oi! Vim agradecer a sua visita e fiquei muito feliz em conhecer o seu blog!! Lindo, com receitas maravilhosas e informações mais ainda. Adorei esse post. Também acho que estamos trilhando o caminho do orgânico e de uma alimentação que preze saúde. Olho para os cupcakes e acho eles lindos, mas para servirem de enfeite e não para entrar na minha barriguinha haha.
    Voltarei sempre. Vou te colocar na minha lista de seguidores, assim não terá erro.
    bjs, Paula

    ResponderExcluir
  2. OLÁ AMIGA! Adorei esta receita. Parabéns pela bela apresentação do prato! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir